Digital

Existem inúmeros desafios para líderes em TI em 2024. Alguns novos, outros já conhecidos da área de tecnologia.

Porém, em um cenário atual com incertezas geopolíticas, e macroeconômicas, consequências da explosão generativa de IA, e a necessidade de priorizar um orçamento cada vez mais enxuto e focado em tantas demandas, cria-se uma lista de questões difíceis e contínuas que os CIOs devem navegar.

Além desses desafios, a rápida evolução da tecnologia e a crescente dependência de soluções digitais colocam os líderes de TI diante de uma série de decisões estratégicas cruciais.

E para ontem!;

Para voltar à frente, os líderes de TI terão de transformar as lições aprendidas a partir de 2020 em processos acionáveis e adaptáveis.

A Nova IT preparou um blogpost completo para falar sobre esses pontos de atenção e os  4 dos principais motivos e desafios para líderes em TI em 2024

Incertezas na economia nacional e global

Um dos maiores fatores de mudança para 2024, é com certeza a falta contínua de clareza econômica em larga escala. Esse fator, combinado com a instabilidade no mercado de tecnologia tornam incertezas ainda mais fortes para a área de TI.

Com fatores externos ocorrendo o tempo todo, existe chance de um impacto dramático nas operações de negócios e no planejamento estratégico, o que gera consequências diretas para o setor de inovação..

Para guiar uma organização através da incerteza, os líderes de TI devem ajudar a garantir que todos na empresa estejam na mesma página, com os mesmos objetivos e metas de longo prazo.

Abordagens proativas, integradas, e de todos os setores, além de uma comunicação clara como princípio orientador, são fatores cruciais para “sair do outro lado” em projetos de tecnologia em 2024.

Em tempos instáveis, precisa ser muito fácil para qualquer um na organização entender o progresso nessas iniciativas e resultados integrados. As equipes precisam de ter esta informação para poderem responder rapidamente a problemas e manter as coisas no caminho certo.

Criação de uma cultura forte de trabalho

Uma desvantagem em todas as áreas de tecnologia, independentemente do tamanho/porte das empresas, é encontrar e reter talentos, à medida que o mercado de trabalho competitivo se aquece.

Fazer isso consistentemente é ainda mais desafiador!

Atrair candidatos qualificados, de uma forma contínua e escalável, sem necessitar de uma forma tão grande de empresas de recrutamento, é o caminho para  construir uma equipe que vá durar para os próximos anos, e realizar isso tudo com recursos disponíveis internamente.

Uma das opções que parece ser a mais inteligente em nível técnico e de custos é optar por colaboradores via outsourcing.

Porém,  mais do que apenas adicionar talento às suas equipes, os líderes de TI devem garantir que eles estejam criando uma cultura de trabalho positiva e inteligente que leve seus colaboradores a caminharem para uma única direção.

Uma vez que esse fator pode aumentar a satisfação com o trabalho, o engajamento e a retenção, o modelo de trabalho da sua equipe (no escritório, híbrido e totalmente remoto), também deve ser analisado.

Em ambientes e empresas mais aculturadas com colaboradores em uma gestão próxima, o home office pode se tornar um desafio ainda maior para líderes de TI
estabelecerem e manterem uma cultura vencedora. Reduzir esses desafios começa no topo, e requer maneiras significativas de medir o sucesso. 

A chave para manter a cultura forte  de trabalho inclui líderes atuando eficazmente com tecnologias de comunicação apropriadas em todos os arranjos e modelo de trabalho.

Menos velocidade na tomada de decisões:

Com algumas mudanças econômicas do começo do ano, ou do cenário macroeconômico como todo, tornam os orçamentos mais reduzidos ou administrados com mais cautela do que o habitual.

Na verdade, os orçamentos para projetos ainda estão lá, mas as decisões estão
levando mais tempo à medida que as empresas caminham com mais calma e paciência, garantindo caminhar para a direção certa e com os parceiros certos.

Pesquisas mostram que grandes empresas (nível enterprise) estão tomando uma média de 20 iniciativas de mais de um milhão de dólares apenas este ano.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos líderes tecnológicos é o medo de custos baixos e apostar nos projetos errados para o futuro. Os líderes de TI sabem que eles têm que fazer grandes coisas acontecerem – não há trabalho mais fácil – mas aqueles exigem algumas suposições razoáveis sobre o futuro, que são difíceis de chegar.

Como podemos começar algo sabendo que poderemos ter de mudar ou parar amanhã? E ainda assim devemos. Mais do que nunca, temos de ser ágeis e não ter medo do desperdício. Esperar clareza é inútil. O mundo — e os negócios — estão a cair de uma crise para outra e não vai parar em breve.

Segurança como desafio em suas agendas

Segurança é um desafio que faz a lista dos principais CIOs preocupados perpetuamente. Por ser uma área da tecnologia que muda constantemente, porém de alta prioridade para empresas que se importam com dados, sistemas e processos coordenados e andando em paz,  é esperado que projetos de cibersegurança sejam de interesse de todos nas empresas, e que funcionem de forma altamente sincronizada.

Em pesquisas anteriores a 2023, descobriu-se que 70% dos líderes de TI antecipam um aumento do envolvimento de sua parte nas operações de segurança cibernética no futuro.

Além disso, 58% relataram que as proteções de segurança cibernética aumentaram devido ao estado da economia, que também coloca pressão em seus orçamentos para fazê-lo, uma vez que apenas 40% dos CIOs relataram aumentos de orçamento com base na necessidade de melhorias de segurança no ano passado.

Aperfeiçoamento para aproveitar a IA:

Em 2024, muitos líderes de TI veem um potencial significativo para a IA – mas apenas se os funcionários forem treinados em como tirar o máximo proveito da tecnologia.

O crescimento dessas soluções e seus vários casos de uso apresentam condições de igualdade para iniciativas de aperfeiçoamento e reaprendizagem de funcionários. O desafio está em preparar a organização para aproveitar essas oportunidades.Uma das soluções mais vistas no mercado é criar “hubs” que servem de integração de informações e conhecimentos, de forma continuada, o que ajuda
todos os colaboradores, em toda a empresa, a aprimorarem suas habilidades em IA, entre outras áreas de importância estratégica para a empresa, como segurança e dados.

Uma outra abordagem conjunta pode ser ajudar seus colaboradores a obter certificações da indústria, o que estimula ainda mais a capacitação total da empresa.

Conclusão

Com certeza existem muitas demandas e desafios no caminho dos líderes de tecnologia para 2024. Entender que esses desafios são dinâmicos, e que demandam atenção e energia constantemente, conforme a economia, o mercado e as próprias tecnologias vão se atualizando, é a chave para garantir sucesso em mais um ano!


Compartilhe esse conteúdo com a sua equipe e seus líderes de TI!