Integração

A Integração via API é uma tecnologia que visa facilitar o trabalho da equipe, otimizar e automatizar processos. É importante salientar que a utilização de tecnologia para modificar e desenvolver novos modelos de funcionamento de negócios e experiências dos clientes é um grande caminho para a transformação digital.

Empresas que visam crescimento, novas conquistas e escalabilidade precisam se adaptar à transformação digital e compreender que ela não é somente a digitalização de processos ou a abolição do uso de papel, por exemplo.

Os pilares da transformação digital são: clientes, concorrência, dados, inovação e valor. Lembre-se, adotar novas tecnologias e aderir à jornada digital não é algo para o futuro, já está acontecendo!

Pensando nisso, a Nova IT preparou um conteúdo especial para falar sobre a Integração via API, extremamente importante no tocante à inovação nos negócios e transformação tecnológica e digital de uma organização.

Neste texto você verá:

O que é API?
O que é integração de sistemas via API?
Quais são as vantagens na adoção da integração via API?
Por que sua organização deve adotar integração via API?

Preparado? Então vamos iniciar a leitura.

O que é API?

Application Programming Interface, é o significado da sigla API que, em tradução livre, quer dizer: Interface de Programação de Aplicação. Por meio de protocolos e padrões, o conjunto de normas API permite a integração entre plataformas para envio ou recepção de dados.

É por meio da integração via API que informações são compartilhadas entre aplicações distintas, e isso viabiliza que tarefas automatizadas sejam pré-definidas, e quando determinada informação de um sistema for obtida, outra ação é iniciada automaticamente.
O surgimento das APIs se deu pois, desde a criação dos computadores pessoais, havia uma necessidade de criação de uma máquina com a habilidade de executar softwares escritos em linguagem de máquina.

A partir da política de compartilhamento das APIs, podemos separá-las em quatro tipos. Veja abaixo:

  • APIs abertas ou públicas: usuários e programadores podem utilizá-las com poucas restrições ou com acesso total;
  • APIs internas ou privadas: são APIs acessíveis apenas para sistemas exclusivos de uma organização;
  • APIs compostas: utilizam diversos dados ou APIs de serviço e autoriza que múltiplos finais sejam acessados pelo programador;
  • APIs de parceiros de negócio: são aquelas disponíveis apenas entre os interessados de um acordo comercial.

De acordo com os casos de uso, também é possível dividir as APIs:

  • APIs de dados;
  • APIs remotas;
  • APIs de sistemas operacionais;
  • APIs Web;

Agora que você já compreendeu melhor o conceito de API, no próximo tópico você vai conferir como funciona a integração de sistemas via API. Continue a leitura!

O que é integração de sistemas via API?

 

Essa tecnologia é um grupo de sistemas e rotinas de programação que viabiliza o desenvolvimento de uma interface inteligente com o objetivo de integrar um sistema ao outro, de forma simples e prática.

Se utilizando de padrões e, também, protocolos, o objetivo dessa interface é conectar os recursos indispensáveis para a performance adequada de um software, conectando sistemas, plataformas ou aplicativos e permitindo a comunicação das informações entre si.

É por meio da integração via API que informações são compartilhadas entre aplicações diferentes, a partir disso atividades automatizadas são pré-definidas, e quando um dado específico de um sistema for coletado, outra ação inicia-se de forma automática.

A integração via API é utilizada com o objetivo de fazer com que aplicativos conectados via internet, interajam entre si, sem precisar da mão humana no carregamento dessas informações.

A seguir, cheque quais são as vantagens da Integração via API. Continue a leitura.

Quais são as vantagens na adoção da integração via API?

 

As APIs, como você já viu até agora, tem como objetivo principal facilitar diferentes fluxos de trabalho nas organizações, viabilizar mais agilidade e eficiência e ajudar com a escalabilidade dos negócios, produtos e serviços.

Confira algumas vantagens proporcionadas pela integração via API:

  • Integração facilitada: por causa dos padrões definidos, desenvolvedores integram com mais facilidade em seu código, é um sistema completamente acessível que permite integrar a qualquer tecnologia utilizada;
  • Processos Automatizados: adotar APIs é uma excelente maneira de diminuir atividades repetitivas e manuais, assim, o time será direcionado para a realização de tarefas com maior valor agregado, que necessitam de mais capacidade crítica e analítica;
  • Vendas: disponibiliza possibilidades relevantes para o setor de vendas, como lista de produtos, oferta de promoções, efetivação das vendas e cobrança do pedido;
  • Melhor comunicação: facilita a comunicação entre departamentos, e a partir disso melhora o aproveitamento de todos os dados disponíveis na companhia;
  • Fidelização dos clientes: permite a customização das aplicações com foco na experiência do cliente e isso impacta positivamente na produtividade;
  • Automação: viabiliza o compartilhamento automático de dados de um sistema para outro, quando bem-sucedida essa ação auxilia na atenuação de erros, ineficiências e refações;
  • Segurança: a integração via API permite o compartilhamento de informações complexas e volumosas com maior segurança e redução de erros;
  • Inovação: é considerada uma característica para a transformação digital, com uma integração via API, é possível aperfeiçoar a realização de diversos procedimentos na organização, que melhoram a eficiência do serviços e escalam os negócios de maneira mais ágil;
  • Gestão otimizada: o desenvolvimento, resolução e correção de problemas relacionados às plataformas fica muito mais fácil, visto que,essas tarefas são executadas diretamente no sistema, portanto gestores se preocupar mais com demandas de maior valor agregado e que exigem maior poder de decisão analítica;

Por que sua organização deve adotar integração via API?

 

Já vimos no tópico anterior que a integração via API traz inúmeras vantagens para as companhias desde a adição de diversas funções no site da empresa ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Por meio da integração via API, diferentes funções se tornam automatizadas, como: a emissão de notas fiscais, a automação de marketing, tarefas de logística, otimização de processos e redução de custos.

A redução de custos na integração via API acontece pois a empresa não precisa se preocupar com o desenvolvimento de todos os sistemas primordiais para o funcionamento de um projeto, bem como suas funcionalidades.

Sua organização deve adotar a integração via API pois, esses instrumentos permitem um grau muito maior de eficiência, através da automatização de atividades burocráticas repetitivas e rotineiras que tomariam muito mais tempo para serem executadas manualmente.

Essa atitude trará mais produtividade, escalabilidade, engajamento para a equipe, melhora na experiência do cliente e um retorno financeiro a curto prazo.

Conclusão

 

Contar com APIs para a melhora dos sistemas e centralização das informações não é mais uma questão de futuro, já é um fator decisivo para competitividade no mercado.

É possível contar com um software mais desenvolvido sem a necessidade de aumentar a quantidade de colaboradores, fazendo um investimento inteligente e com retorno garantido a curto prazo.

Veja, sempre que surgir alguma dúvida retorne a esse conteúdo, afinal, ele foi feito especialmente para você, ok?! Que tal enviá-lo para um amigo?

Para mais informações acesse o instagram da Nova IT! Lá você encontrará as melhores soluções para tecnologia e inovação.

Até a próxima!