Automação

Segundo o vice-presidente de pesquisas da Gartner, Fabrizio Biscotti, “o principal impulsionador dos projetos de RPA é sua capacidade de melhorar a qualidade, a velocidade e a produtividade do processo.”

Pesquisa da empresa afirma que, até 2024, grandes organizações triplicarão os seus portfólios em RPA, como reflexo natural das demandas cada vez mais crescentes da infraestrutura em todos os setores de uma organização, as previsões indicam aumento da adoção dessa tecnologia até 2024.

Dessa maneira, a tecnologia de RPA não atua mais apenas nos âmbitos computacionais de uma empresa, mas pode – e deve – agir em todos os departamentos, em prol de um sistema cada vez mais integrado, dinâmico e autônomo.

O setor de RH conta com diversas tarefas que podem ser automatizadas e a partir disso garantir um setor com mais fluidez, liberdade e agilidade.

Deste modo, esse conteúdo vai te auxiliar a entender mais sobre a implantação do RPA no setor de gestão de Recursos Humanos, aqui você verá:

  • O que é RPA e como se originou
  • Aplicabilidade no setor de Recursos Humanos
  • Principais benefícios do RPA no setor de RH

Pega um café e me acompanhe nessa leitura!

O que é RPA e como se originou?

RPA é a sigla para Robotic Process Automation, que em livre tradução significa Automação Robótica de Processos. Essa tecnologia atua como uma solução moderna e inovadora que foca em automatizar processos e robotizar tarefas repetitivas, rotineiras e tediosas.

É um software que simula ações humanas, por meio da padronização e execução de atividades como: captura de imagens, digitação de dados, geração de boletos, emissão de notas fiscais, inserção de dados em campos de textos e muito mais.

Dessa maneira, o objetivo do software é automatizar atividades que demandam muito tempo e atenção.

Não há uma data exata para o surgimento da tecnologia de RPA, estuda-se que teve seu movimento inicial com o avanço da tecnologia no início dos anos 2000. Naturalmente, as companhias precisaram automatizar seus processos para focar em atividades de maior valor.

A partir do desenvolvimento dessas técnicas, surgiu o RPA, como uma consequência natural das ações de transformação digital dos últimos anos.

Agora que você descobriu o que é RPA e sua origem, entenda no próximo tópico suas aplicações no setor de Recursos Humanos. Continue a leitura!

Aplicabilidade no setor de Recursos Humanos

 

O setor de Recursos Humanos pode contar com a tecnologia de RPA, pois ela tem mostrado sua eficiência com atividades repetitivas e manuais.

Alerta! O RPA não veio para substituir a mão de obra humana por robôs! Seu objetivo é auxiliar nas atividades rotineiras e morosas, a partir disso, o gestor pode direcionar seu time para atividades com mais valor agregado, dinamismo e autonomia.

Na gestão de Recursos Humanos, a automação é muito importante quando o objetivo é ter resultados mais aperfeiçoados e com margem de erro mínima por parte dos colaboradores do setor.

Uma das grandes questões das empresas são os entremeios burocráticos que abarcam novas admissões, as documentações do processo de contratação e os treinamentos.

A partir da tecnologia de RPA pode-se aperfeiçoar esse procedimento, porque o robô trabalha com documentos, dados, registros e funções menos dinâmicas, para que os colaboradores sejam direcionados para tarefas mais importantes e menos tediosas que necessitam do toque humano.

É fato que o departamento de RH conta com muitos trabalhos e demandas manuais que são cansativos e morosos, dessa forma, é um dos setores que mais têm recebido intervenções tecnológicas.

Os bots de RPA possibilitam a integração com sistemas legados da empresa de maneira simples, para a interação com outros processos e informações de diversas fontes, simplificando os procedimentos, reduzindo a quantidade de trabalho dos colaboradores do setor de RH em tarefas pouco dinâmicas e a partir disso, oferecer a eles uma melhor experiência. A integração de plataformas com a automação robótica de processos, personaliza os dados e trata cada demanda de maneira individual.

No próximo tópico, veremos de quais benefícios uma empresa pode gozar ao aderir à tecnologia de RPA. Acompanhe!

 Principais benefícios do RPA no setor de RH

Muitos profissionais trabalham com RH pois querem lidar diretamente com seres humanos, atenuando os problemas das pessoas a fim de encontrar soluções.

O uso do RPA é necessário, pois pode proporcionar a esses colaboradores tempo suficiente para a realização de tarefas mais autônomas e de alto valor agregado.

Os principais benefícios da automação robótica de processos no setor de Recursos Humanos são:

Escalabilidade:na implementação da tecnologia em grande escala, é possível gastar menos com RPA, porque a proporção pode ser aumentada ou diminuída conforme a necessidade, o que atenua o desperdício de aplicações e a inatividade dos sistemas em geral

Aperfeiçoa a produtividade: ao aderir ao RPA, a gestão pode redirecionar o time para atividades de maior valor, como retenção de colaboradores, admissão, seleção, palestras e, a partir disso, contribuir para o crescimento estratégico da empresa com foco na produtividade

Pouco risco e integração simples: por ser uma tecnologia não invasiva e de pouco risco, pode ser facilmente integrada às metodologias já atuantes na empresa, permite a criação de nova plataforma que desenvolve com novos algoritmos e ferramentas de aprendizado de máquina

Flexibilidade: RPA não se sujeita a fornecedor e tem a possibilidade de ser implementada em qualquer realidade

Disponibilidade: os robôs trabalham 365 dias por ano, 7 dias por semana e 24 horas por dia

Exatidão: dados e resultados de análises com RPA, são ágeis e acurados porque a tecnologia conta com grande capacidade de processamento e acesso a sistemas diversos

Assertividade: dispensa esforços humanos em ações repetitivas e assim diminui a probabilidade de erro

Veja abaixo uma lista de serviços que podem ser automatizados a partir da adoção do RPA:

  1. Solicitação de acesso para novos funcionários
  2. Análise do registro de ponto e saldo de horas
  3. Rescisão de contratos de trabalho
  4. Checagem das folhas de pagamento
  5. Consulta no Portal Cidadão e e-Social
  6. Aquisição e distribuição de vales refeição e alimentação
  7. Admissão de novos colaboradores e validação de cadastro
  8. Suspensão de acessos para ex-colaboradores
  9. Gerência de beneficiários de planos de saúde
  10. Análise mensal de fatura de planos de saúde
  11. Validação de gestão das férias

Viu como a adoção de novas e eficazes tecnologias pode facilitar – e muito – a vida do gestor e colaborador de RH? Esse é o poder da transformação digital!

Conclusão

É fato que as organizações têm investido em novas tecnologias e estratégias de inovação, pois muito se fala no fenômeno da transformação digital e seus benefícios para empresas que desejam escalar e crescer nos próximos anos.

O atual cenário da gerência dos setores de RH, visa direcionar a visão das companhias para as pessoas, afinal, elas são o seu maior investimento.

Saiba mais sobre tecnologia e inovação: acesse o Instagram da NOVA IT!

Espero que esse texto tenha te ajudado! Se surgir alguma dúvida, não hesite em voltar aqui e reler esse conteúdo, afinal, ele foi feito especialmente para você!

Não deixe de ler os demais textos desta plataforma.

Um abraço e até a próxima!