Automação

Que as novas tecnologias despertam cada vez mais o interesse dos líderes modernos, não é novidade para ninguém! Mas, você já conhece o RPA?

Empresas que desejam alçar vôos altos e escalar de forma rápida e contínua, devem estar por dentro das novidades do mercado. De acordo com o terceiro relatório Automation Now & Next podemos afirmar que a automação inteligente toma o lugar de o ativo mais importante para as empresas, em um âmbito global.

Dessa maneira, ainda de acordo com o mesmo relatório, comprovamos que os orçamentos em relação a automação estão aumentando consideravelmente. 77% das empresas aumentarão seus investimentos em automação no ano de 2023.

Mas, calma! Aqui você descobrirá ainda mais sobre a ferramenta que está revolucionando grandes e pequenas empresas.

Neste conteúdo você saberá mais sobre:

  • O que é RPA?
  • Como a RPA funciona?
  • Quais áreas têm usado RPA?
  • 10 Benefícios do RPA para sua empresa

Vamos lá? Boa leitura.

RPA: o que é?

Robotic Process Automation é o significado da sigla RPA, que ao traduzir é Automação Robótica de Processos. A ideia principal dessa solução é servir como inovação tecnológica para automatizar atividades completa ou parcialmente.

O RPA age como ferramenta do setor de automação cognitiva de processos e se vale dos dispositivos mais atuais de Inteligência Artificial.

Essa tecnologia se comporta como um robô, que age como qualquer outro funcionário executando atividades e, inclusive, utilizando os mesmos aplicativos que você.

Porém, o conceito de RPA vai um pouco mais além da tecnologia de automação a que se predispõe. Essa é uma técnica de negócios mais abrangente que:

  • percebe e aprimora cases de uso para automação
  • gerencia os comportamentos robóticos
  • constitui e executa os robôs
  • percebe mudanças na configuração e comanda a distribuição de tarefas

O RPA se originou a partir de uma inquietação da comunidade dos fornecedores de BPO (Serviços terceirizados de processos de negócios) sobre a falta de conhecimento e experiência das equipes contratadas, para execução do contrato BPO, acerca dos negócios do cliente.

Visto que os processos a serem terceirizados apresentam características de repetição e automaticamente admitiriam automação, alguns fornecedores perceberam que a tecnologia de RPA casava perfeitamente a essas necessidades.

Dessa maneira, muitos gestores conseguiram automatizar volumes consideráveis de tarefas repetitivas, graças ao uso de RPA sob sua gestão.

Agora que você descobriu o que é Robotic Process Automation, entenda como funciona! Continue a leitura.

Como o RPA funciona?

 

O mercado de RPA disponibiliza uma gama de instrumentos novos e específicos e instrumentos atualizados com novos recursos automatizados. Alguns destes iniciaram como BPM (Ferramentas de gerenciamento de processos de negócios) e a partir disso admitiram novas tarefas com novos recursos.

Você poderá encontrar essas ferramentas através das nomenclaturas“gerenciamento do processo de trabalho”, “automação do fluxo de trabalho”, ou também, “automação de processos de negócios”.

A tecnologia do RPA viabiliza a agilidade no fluxo de trabalho, com vistas a atenuar as tarefas manuais repetitivas e rotineiras, sem a necessidade de retrabalho nos sistemas legados.

Bom, a sua empresa pode ter um software que funciona muitíssimo bem mas que exige que seus funcionários passem todas as horas de sua rotina de trabalho clicando em botões de mesmo padrão e esperando a tela atualizar, mas isso é efetivo?

A automação de processos objetiva atenuar essas atividades tediosas, ao adicionar uma nova camada que propõe lidar com essas tarefas sem retrabalhar o código antigo.

As plataformas de RPA podem oferecer visão computacional e instrumentos de aprendizado de máquina para guiar o código antigo. Essa atividade acontece, geralmente, no front-end dos códigos, dado que, não alteram sua essência (back-end).

O RPA gerencia os comandos na superfície mais próxima do usuário final, a interface do sistema, com extrema precisão, 0 taxa de erros e totalmente automatizado.

Se você acredita que a sua empresa está preparada para receber robôs nos processos de trabalho, confira no próximo tópico em que setores do mercado o RPA tem atuado.

Continue a leitura!

Quais áreas têm usado RPA?

Atenção! As tecnologias robóticas não têm como objetivo substituir a mão de obra humana das empresas, como se diz por aí, o que tem ocorrido é a otimização das atividades de diferentes setores nas organizações através de ferramentas tecnológicas.

A partir daí, instrumentos como RPA agem nas atividades tediosas e viabilizam o redirecionamento dos funcionários para uma análise e estratégia mais dinâmica e autônoma com foco em promover táticas de crescimento.

Portanto, é importante perceber as implicações do RPA em diversos departamentos do mercado, até porque uma de suas características especiais é a flexibilidade.

Confira uma lista de setores que utilizam RPA:

  1. Gestão de Recursos Humanos: pode utilizar RPA nas demandas de departamento pessoal, no gerenciamento de dados dos funcionários e na seleção de talentos
  2. Atendimento ao Público: na automatização do envio de mensagens e notificações, na robotização do contato, no envio e gestão de boletos de cobrança o RPA pode auxiliar rotineiramente
  3. Contabilidade: o benefício do RPA na área contábil se aplica na automação de tarefas como emissão de notas e relatórios
  4. Arquivo: automatizar o setor de arquivos economiza tempo e dinheiro, reduz as impressões e o uso do papel e viabiliza a organização para auditorias com vistas a facilitar a comprovação de evidências
  5. Gerenciamento de setores: ao integrar departamentos através da automatização de tarefas o gestor tem a possibilidade de acompanhar os processos em tempo real e por meio dessa tecnologia contar com métricas mais acuradas.
  6. Marketing: possibilita inteligência para análise de dados e para a comunicação com o público, melhora a experiência do cliente e aumenta a retenção dele
  7. Financeiro: aumenta a produtividade ao evitar que os colaboradores gastem boa parte de sua rotina preenchendo planilhas, diminui despesas por causa do aumento da produtividade, minimiza erros e aumenta a escalabilidade

Essa é só uma parte dos departamentos que podem se utilizar de tecnologias de automação para escalar e melhorar sua produtividade e agora que você já os conhece, continue a leitura e veja quais benefícios o RPA pode trazer para uma empresa.

Atenção! Empresas de pequeno ou grande porte podem – ou devem – investir em tecnologia. As pequenas para escalar no mercado e as grandes para se manterem nele.

Vamos conferir? Continue a leitura!

10 Benefícios do RPA para sua empresa

Agora que você descobriu o conceito, funcionalidades e aplicabilidade da Automação Robótica de Processos, preparamos uma lista com 10 benefícios que a implantação de RPA vai trazer para o seu negócio. Veja:

  • Diminui consideravelmente a taxa de erros
  • 0 interrupção do trabalho
  • Aumento da produtividade da empresa
  • Motiva seu time
  • Aperfeiçoa processos internos
  • Escalabilidade
  • Corte de custos
  • Maior precisão
  • Auditorias digitalizadas
  • Criação de novos projetos

Espero que esse texto tenha auxiliado na exibição das implicâncias do RPA nos diferentes departamentos do mercado e como essa tecnologia é relevante e flexível.

Todas as informações aqui presentes, denotam urgência da aplicabilidade desse sistema em empresas em ascensão, afinal, a implementação de novas tecnologias já não é mais um teste, é fundamental para escalar no mercado.

Acompanhe a NOVA IT no Instagram e fique por dentro das melhores tecnologias e das mais recentes inovações.

Um abraço e até a próxima!